Prefeitura de Guanambi modernizará Arquivo Público em parceria com a Fundação Pedro Calmon.
- Rádio Cultura

- 9 de jun.
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A Prefeitura de Guanambi deu um passo importante para resolver uma antiga demanda relacionada à guarda e à conservação de documentos públicos. Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia, na última terça-feira (3), o Termo de Convênio de Cooperação Técnica entre o Município e a Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público do Estado da Bahia, com o objetivo de organizar o acervo documental da administração pública municipal.

Foto: Prefeitura Municipal de Guanambi.
A iniciativa visa não apenas garantir a preservação de documentos históricos e administrativos, mas também otimizar o uso dos espaços físicos atualmente sobrecarregados por processos e arquivos físicos.
“Estamos organizando todo o acervo documental do município, que além do valor histórico será uma importante fonte de pesquisa científica e contribuirá para desafogar os setores administrativos”, afirmou o secretário de Administração, Anderson Ribeiro.
Participaram ativamente das tratativas para formalização do convênio o advogado e consultor da Secretaria de Administração Diego Emerson, o arquivista responsável pela Coordenação de Fomento aos Arquivos Públicos Municipais Afonso Pereira, e a arquivista da Coordenação de Gestão Documental Adriana Silva.
Como parte do processo de modernização, já foi realizada licitação para a aquisição de até 300 estantes, que farão parte da estrutura do novo arquivo municipal. A previsão é de que, a partir de julho, seja lançado um novo processo licitatório para contratação de empresa especializada na digitalização completa do acervo.
Com a organização e a digitalização do Arquivo Público Municipal, a expectativa é de que o acesso a documentos oficiais seja agilizado, promovendo maior eficiência na gestão pública e mais comodidade para os cidadãos.











