‘Operação Galardão’ combate sonegação de R$ 65 milhões no setor supermercadista na Bahia.
- Rádio Cultura

- 28 de mai.
- 1 min de leitura
A Força-Tarefa de combate à sonegação fiscal da Bahia deflagrou nesta terça-feira (27) a Operação Galardão, que investiga um grupo empresarial do setor supermercadista acusado de sonegar cerca de R$ 65 milhões em ICMS.

Foto: Divulgação/MP-BA.
Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Itabuna e Ilhéus, além do bloqueio de bens dos investigados — pessoas físicas e jurídicas — para garantir a recuperação dos valores sonegados. Dois empresários, apontados como líderes do esquema, também foram obrigados pela Justiça a usar tornozeleiras eletrônicas.
De acordo com a investigação, conduzida pela Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip), Ministério Público da Bahia e Polícia Civil, o grupo fraudava o fisco ao omitir registros de vendas, emitir notas fiscais falsas, usar créditos indevidos e prestar informações inverídicas à administração tributária.
Um dos métodos usados consistia em abandonar empresas com altos débitos e criar novas, em nome de laranjas ou familiares, com o mesmo endereço e nome fantasia semelhante, numa estratégia de sucessão empresarial fraudulenta.
A operação mobilizou seis promotores de Justiça, 11 delegados de Polícia, 33 agentes do Draco, oito servidores do Fisco Estadual, seis do Ministério Público da Bahia e quatro policiais da Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz).











