Mãe denuncia negativa de atendimento para bebê em unidade de saúde de Feira da Mata.
- Rádio Cultura

- 21 de mai.
- 1 min de leitura
Uma dona de casa afirma que teve o atendimento da filha de 1 ano e três meses negado na Unidade de Saúde Nelson Pinheiro de Azevedo, no município de Feira da Mata, região oeste da Bahia. Segundo ela, a criança apresentava tosse intensa e ânsia de vômito quando buscou atendimento no dia 13 de maio, mas ouviu de uma enfermeira que não se tratava de um caso de emergência.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA.
A mãe relata que a enfermeira disse que falaria com o médico, mas voltou minutos depois afirmando que o atendimento não seria possível naquele momento. Diante da situação, ela entrou em contato com o secretário de Saúde do município, Ramon Filadelfo. “Ele disse que havia mandado mensagem para o médico e pediu que eu aguardasse, mas acabei voltando para casa sem atendimento”, contou.
No dia seguinte, a criança foi atendida na unidade com quadro febril e sinais de infecção pulmonar, sendo iniciado o uso de antibióticos. A situação evoluiu e, no sábado, a mãe retornou com a filha ao posto, onde uma médica alterou toda a medicação diante da suspeita de pneumonia, solicitando um exame de raio-x com urgência.
Ainda segundo a mãe, o exame foi feito, mas as condições não permitiram uma boa análise, levando a médica a ajustar a medicação “no olhômetro”.
O secretário municipal de Saúde negou que tenha havido recusa de atendimento. Segundo ele, o médico estava presente na unidade, e a mãe não quis esperar pelo atendimento, querendo prioridade no atendimento da filha.











