Guanambi registra 162 acidentes com animais peçonhentos em 2025.
- Rádio Cultura

- 5 de jun.
- 1 min de leitura
O município de Guanambi contabilizou 162 acidentes envolvendo animais peçonhentos em 2025, segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica e do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox-BA). A maior parte dos casos — 90% — ocorreu na zona rural.

Foto: CIATox-BA.
Do total de registros, 111 foram causados por escorpiões, 11 por serpentes, 10 por aranhas, 7 por abelhas, 6 por lacraias (centopeias) e 17 por outros animais não especificados.
A Vigilância Epidemiológica esclareceu ainda que informações divulgadas anteriormente, que colocavam Guanambi como o segundo município baiano com maior número de ocorrências, referiam-se, na verdade, ao total de casos registrados na Região de Saúde de Guanambi, que engloba 22 municípios.
Para conter a proliferação desses animais, o Departamento de Vigilância atua em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), identificando áreas com acúmulo de lixo e outros possíveis criadouros. Neste ano, dezenas de proprietários de terrenos abandonados na zona urbana já foram notificados ou multados pela SEINFRA.
A recomendação das autoridades de saúde é que a população evite o acúmulo de entulho, mantenha quintais limpos e use equipamentos de proteção individual ao lidar com áreas de risco, especialmente na zona rural.











