Bahia registra mais de 21 mil casos prováveis e 10 óbitos por dengue em 2025.
- Rádio Cultura

- 9 de jun
- 1 min de leitura
A Bahia já contabiliza 21.683 casos prováveis de dengue em 2025, segundo dados do Ministério da Saúde. No mesmo período, foram confirmados 10 óbitos provocados pela doença no estado.

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste.
Diante do cenário, autoridades sanitárias reforçam a importância da prevenção e do combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo Pimenta Junior, destaca a necessidade de atuação conjunta entre os entes públicos e a população.
“Que numa ação sinérgica, apoiados pelo Ministério da Saúde, estados e municípios, nós possamos garantir a continuidade das ações de orientação da população, avaliando se há criadouros potenciais do mosquito Aedes aegypti, para que, quando retornarem as chuvas e outras condições mais favoráveis à transmissão da doença, tenhamos baixa infestação e, portanto, menor possibilidade de ocorrência de epidemias”, afirmou.
Atualmente, o Ministério da Saúde desenvolve ações específicas de enfrentamento em 12 municípios baianos com alta taxa de transmissão ou aumento expressivo de casos. Desde a ativação do Centro de Operações de Emergências para Dengue e outras arboviroses, o governo federal intensificou medidas para conter o avanço da doença no estado, incluindo a ampliação da assistência nos municípios mais afetados.
A campanha nacional contra a dengue ressalta a importância de reconhecer os primeiros sintomas da doença, como febre alta, dores no corpo, manchas na pele e mal-estar. Procurar atendimento médico logo no início dos sintomas é essencial para evitar complicações.











