Vitaminas em Excesso Causam Internação de Empresária em Brumado.
- Rádio Cultura

- 1 de set.
- 1 min de leitura
O uso indiscriminado de vitaminas, popularizado nas redes sociais, está levando a sérios riscos à saúde. Em Brumado, a empresária Perinalva Dias da Silva foi internada em estado grave após uma intoxicação por vitamina D.

Foto: Reprodução/TV Globo.
Segundo o relato de Perinalva, ela procurou ajuda médica por sentir cansaço e lhe foi recomendado um soro chamado “da imunidade”. Após as aplicações, ela começou a passar mal. “Eu comecei a fazer xixi escuro, senti também que os meus membros inferiores não estavam funcionando mais. Estava intoxicada com a soroterapia”, contou. A empresária ficou 28 dias em coma e precisou de tratamento intensivo.
O caso de Perinalva faz parte de um problema maior. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou 240 problemas com suplementos vitamínicos no último ano, e 28% deles foram graves. A Anvisa também retirou mais de 62 mil anúncios irregulares da internet. Segundo o hepatologista Raimundo Paraná, a prática é um mercado lucrativo e sem respaldo científico, o que leva muitas pessoas a adoecerem.
Clayton Macedo, do Hospital das Clínicas, alertou que a hipervitaminose já é um problema de saúde pública, com pacientes intoxicados em unidades de diálise e UTIs.











