Vereador de Candiba Tem Mandato Cassado e Promete Recorrer ao TSE.
- Rádio Cultura

- 18 de jul.
- 1 min de leitura
O vereador Deusemar Reis, do partido Solidariedade, de Candiba, no sudoeste da Bahia, teve seu mandato cassado por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) nesta quinta-feira (10). A decisão reconheceu fraude à cota de gênero praticada pela legenda nas eleições de 2024, o que resultou na anulação dos votos do partido e na cassação dos mandatos dos vereadores eleitos.

Foto: Reprodução.
Em nota pública, Deusemar Reis manifestou "profunda tristeza" com a notícia, classificando-a como resultado de "ataques e perseguições" desde sua eleição. Ele afirmou que a acusação de fraude à cota de gênero, feita pelo partido Avante e pelo candidato derrotado Bico Doce, é "infundada e injusta".
O parlamentar destacou que a decisão de primeira instância, na Comarca de Guanambi, foi favorável a ele, e que o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral também indicou que não houve fraude. "Ainda assim, os desembargadores decidiram acatar o recurso e anular os votos do meu partido, desconsiderando a vontade legítima do povo de Candiba", escreveu Deusemar Reis.
A defesa do vereador já está tomando as medidas cabíveis para recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Deusemar Reis reiterou que a cassação não o "abala nem faz desistir", mas sim o "fortalece", prometendo continuar sua luta "pelo povo, por justiça e por Candiba".











