Uesb Condenada a Pagar R$ 30 Mil por Assédio Moral em Vitória da Conquista.
- Rádio Cultura

- 23 de jul.
- 1 min de leitura
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) foi condenada ao pagamento de R$ 30 mil por dano moral coletivo devido à prática de assédio moral contra funcionários. A decisão, proferida pela quarta turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), confirmou a sentença de primeira instância.

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste.
Pelo menos nove jornalistas denunciaram ter sofrido assédio moral enquanto trabalhavam no Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas (Surte). Em 2023, os relatos chegaram ao Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), que protocolou uma ação no Ministério Público do Trabalho (MPT).
Naquela época, funcionários descreveram episódios de intimidação e invasão da privacidade nas redes sociais. Uma profissional relatou ter sido diagnosticada com transtornos pós-traumáticos em decorrência do assédio.
Moacy Neves, presidente do Sinjorba, afirmou: "A universidade tem agora a chance de recuperar sua imagem e fazer diferente, construindo um protocolo que coíba a prática de assédio e proteja estudantes, funcionários e professores dos agressores".
A Uesb não se manifestou sobre a condenação até o momento desta publicação. Anteriormente, Rubens de Jesus Sampaio, ex-diretor do Sistema Uesb de Rádio e Televisão, chegou a ser afastado do cargo por decisão da 1ª Vara do Trabalho de Vitória da Conquista. No entanto, a nova determinação judicial do TRT não identificou provas contra ele.











