Servidores do Judiciário Baiano Encerram Greve Após Acordo com TJ-BA.
- Rádio Cultura

- 19 de jun.
- 2 min de leitura
Após mais de um mês de paralisação, os servidores do Judiciário da Bahia decidiram encerrar a greve nesta terça-feira, 16 de junho de 2025. A decisão foi tomada após a celebração de um acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), pondo fim a uma mobilização iniciada em 6 de maio, que tinha como principal pauta a defasagem salarial acumulada ao longo dos anos.

Foto: Reprodução.
O encerramento da greve foi resultado de negociações conduzidas pelo Comitê de Tratativas da Greve, criado pela presidência do TJ-BA e liderado pela desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. As discussões envolveram representantes do tribunal e entidades como o Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário (Sintaj).
Entre os termos acordados, destacam-se:
Reajuste de R$ 700 na gratificação GEE/VPE/VPI, com efeito retroativo a janeiro e condicionado à suplementação orçamentária do Estado.
Aumento de 50% no auxílio-saúde para servidores com mais de 50 anos ou com doenças graves.
Concessão de auxílio-creche.
Criação de um plano de compensação das faltas durante o período de greve.
Apesar de a categoria ter aprovado o fim da paralisação, foi deliberado manter o estado de greve como forma de pressão e acompanhamento das pautas ainda não resolvidas. Além disso, um grupo de trabalho composto por membros do TJ-BA e dos sindicatos será instituído para debater a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos.
O TJ-BA reiterou seu compromisso com a valorização do funcionalismo e a manutenção da qualidade dos serviços prestados à população. O Sintaj, por sua vez, avaliou que, embora as demandas não tenham sido atendidas integralmente, os avanços alcançados representam o melhor resultado possível frente ao cenário atual.











