Polícia Federal Apreende R$ 3,2 Milhões na Casa de Ex-Prefeito de Paratinga.
- Rádio Cultura

- 30 de jun.
- 1 min de leitura
A Polícia Federal (PF) apreendeu a impressionante quantia de R$ 3,2 milhões em dinheiro vivo na casa do ex-prefeito de Paratinga, na Bahia, Marcel José Carneiro de Carvalho. A contabilização do dinheiro, que foi encontrado em maços em gavetas de, pelo menos, dois armários, levou todo o dia da última sexta-feira (27) para ser concluída.

Foto: Divulgação/PF.
A residência do ex-prefeito foi alvo de buscas na quarta fase da Operação Overclean, que investiga suspeitas de desvio de emendas parlamentares. A operação é uma ação conjunta da PF, Receita Federal e Controladoria-Geral da União (CGU), e mira o deputado federal Félix Mendonça (PDT), seu assessor e prefeitos de municípios baianos.
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão em Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga. As investigações indicam que há um esquema de repasse irregular de emendas parlamentares enviadas pelo deputado a três municípios do estado, com indícios de que seu assessor atuava como principal operador financeiro.
Em nota, o deputado Félix Mendonça negou qualquer irregularidade, afirmando que os repasses foram destinados para aplicação "de forma lícita, com obtenção de ganho exclusivamente político". A defesa do ex-prefeito Marcel José Carneiro de Carvalho também se manifestou, afirmando que fará o necessário para demonstrar a legalidade da atuação do ex-gestor.
Além das buscas, três servidores públicos foram afastados cautelarmente de suas funções. O ministro Kassio Nunes Marques, relator do caso no STF, autorizou a quebra de sigilo telefônico do deputado Félix Mendonça e o cumprimento dos mandados.











