PGR Vê Indícios de Crime de Rui Costa em Contrato de Respiradores na Bahia.
- Rádio Cultura

- 6 de ago.
- 1 min de leitura
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apontou a existência de indícios de envolvimento do ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), em supostas irregularidades na compra de respiradores durante a pandemia de Covid-19. As informações são de uma manifestação sigilosa enviada ao ministro do STF, Flávio Dino.

Foto: Reprodução.
Segundo o documento, ao qual o jornal O Estadão teve acesso, Gonet afirma que Rui Costa "assinou contrato com previsão de pagamento antecipado integral e sem garantias ao ente público". O inquérito tramitou inicialmente no STJ e se refere à aquisição de respiradores, em 2020, por meio do Consórcio Nordeste, que na época era presidido por Rui Costa. A investigação aponta que a contratação envolveu uma empresa sem capacidade técnica, com pagamento antecipado de R$ 48 milhões, mas os equipamentos nunca foram entregues.
O gabinete de Flávio Dino informou que a petição da PGR ainda será analisada. Já a assessoria de imprensa de Rui Costa declarou que a manifestação de Gonet "não agrega nenhum elemento acusatório quanto à conduta do então governador da Bahia" e que o próprio Ministério Público já havia manifestado que não há fatos que vinculem o ex-governador a qualquer irregularidade na compra dos respiradores.











