Operação Apreende 2,5 Milhões de Fogos de Artifício Clandestinos na Bahia.
- Rádio Cultura

- 20 de jun.
- 2 min de leitura
Uma megaoperação da Polícia Civil da Bahia (PC) apreendeu 2,5 milhões de fogos de artifício clandestinos no estado, o maior volume registrado em 10 anos de fiscalização. A ação, nomeada "Operação Em Chamas", ocorreu entre os dias 12, 13, 17 e 18 de junho, abrangendo Salvador, municípios da região metropolitana e cidades como Alagoinhas, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu, Serrinha e Feira de Santana.

Foto: Divulgação/PC-BA.
A fiscalização incluiu 58 estabelecimentos comerciais e pontos de venda. Em Alagoinhas, as equipes descobriram um ponto de produção ilegal de fogos, onde cinco trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão.
A "Operação Em Chamas" foi coordenada pela Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) e contou com o apoio de diversas entidades, incluindo o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), Procon-BA, Conselho de Defesa do Consumidor de Salvador e Lauro de Freitas (Codecon), Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), Exército Brasileiro, Conselho Regional de Química (CRQ) e Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O delegado Arthur Gallas, responsável pela CFPC, destacou a importância da operação: "O resultado dessa operação é fruto de um trabalho estratégico, planejado e integrado. A retirada desse volume expressivo de produtos irregulares do mercado representa a preservação de vidas e a redução significativa dos riscos de acidentes. Seguimos firmes no enfrentamento ao comércio clandestino de produtos controlados, sempre priorizando a segurança e a saúde da população”.
Somente no último dia da operação, em Salvador, foram encontradas cerca de 40 mil unidades de fogos clandestinos. As fiscalizações ocorreram em quatro estabelecimentos na Feira de São Joaquim e em oito barracas na feira de fogos da Avenida Paralela. Durante uma das abordagens, a polícia informou que um dos proprietários tentou se desfazer do material ilegal, mas foi flagrado e autuado na Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) por comercializar mercadorias impróprias para consumo.
Ação do Procon em Feira de Santana
Em uma ação separada, o Procon de Feira de Santana apreendeu 1.927 fogos de artifício clandestinos ao longo da semana. O objetivo da fiscalização era garantir a segurança dos consumidores durante os festejos juninos. Segundo o Procon, o principal problema detectado foi o prazo de validade vencido. Os itens apreendidos foram encaminhados ao 35º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro para descarte seguro.











