Guanambi Demole Edificações Ilegais em Áreas de Proteção Ambiental e Praças Públicas.
- Rádio Cultura

- 4 de jul.
- 2 min de leitura
Em uma nova fase da operação de combate à invasão de áreas públicas e de proteção ambiental, a Prefeitura de Guanambi, atendendo à recomendação do Ministério Público Ambiental, derrubou edificações erguidas de forma irregular. A ação, deflagrada na manhã desta quinta-feira (3), foi conduzida pela Secretaria de Infraestrutura e pela Procuradoria Jurídica do município.

Foto: Prefeitura Municipal de Guanambi.
No Bairro Sossego, diversas estruturas foram demolidas em uma área de proteção ambiental na Lagoa dos Patos, onde quase uma dezena de lotes estavam murados.
Demolições no Residencial Aroeira e Investigação de Grilagem
A operação também atuou no Residencial Aroeira, onde dois imóveis construídos em área de praça pública e que estavam à venda foram derrubados. A prefeitura registrou uma alarmante invasão de dezenas de áreas de praças e ruas nos três residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida. Ações semelhantes serão realizadas gradativamente nesta região e em outros bairros.
A investigação teve início após o prefeito Nal Azevedo receber denúncias de populares sobre um esquema criminoso. O gestor determinou que o setor jurídico apurasse os fatos para a tomada de providências.
O processo administrativo que apura um esquema criminoso e milionário de grilagem de áreas públicas, que perdurava por quase 20 anos, está em fase de conclusão. Segundo o Procurador Municipal, Eunadson Donato de Barros, já foi identificado o núcleo operacional da organização criminosa, que pode ter movimentado uma alta quantia financeira e vendido centenas de áreas públicas ao longo dos anos.
Orientação à População
O Procurador Jurídico orienta a população a não adquirir áreas sem a devida documentação e a procurar a Prefeitura de Guanambi para denunciar práticas criminosas. Para esclarecer dúvidas sobre a legalidade de áreas, os cidadãos podem procurar o Cartório do Registro de Imóveis, a Secretaria de Infraestrutura ou o Setor Jurídico da Prefeitura de Guanambi, que estão à disposição para atendimento.











