Gripe aviária: Bahia não tem casos suspeitos e frango consumido é majoritariamente local.
- Rádio Cultura

- 20 de mai.
- 1 min de leitura
Apesar da confirmação de gripe aviária em granja comercial no Brasil, a Bahia segue sem casos suspeitos da doença e reforçou as medidas de prevenção nas granjas. O frango consumido pelos baianos não representa risco, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), pois o vírus não é transmitido pelo consumo da carne.

Foto: Wix.
A maior parte do frango consumido no estado é produzida localmente, em polos como o Recôncavo, Extremo Sul e Oeste baiano. Cidades como Conceição da Feira, Cachoeira e Feira de Santana são destaques na produção, respondendo por mais da metade do volume produzido no estado.
Segundo a Associação Baiana de Avicultura (ABA), 60% da proteína de frango consumida pelos baianos é produzida no próprio estado. O restante vem, principalmente, de Minas Gerais e em menor escala do Paraná — nenhum fornecedor vem do Rio Grande do Sul, onde o foco recente foi identificado.
Embora o cenário nacional acenda alertas para a exportação da carne de frango, a Bahia não exporta e seu consumo é interno, o que deve minimizar impactos. Com o possível excesso de oferta no mercado nacional, especialistas acreditam que os preços da carne de frango e dos ovos devem cair, o que pode, inclusive, aumentar o consumo local.
Fique atento às fontes confiáveis e evite boatos sobre o consumo da proteína.











